Você Sabia ...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

… que na Babilônia, homens usavam e abusavam de jóias e adornos como pulseiras, colares e brincos. Eles pintavam os cabelos com henna e utilizavam carmim com blush, para ressaltar as maçãs do rosto. A face era sempre besuntada com uma base branca, feita a partir de chumbo branco. Tanta vaidade dos babilônicos chegou a impressionar os forasteiros, que duvidavam da masculinidade dos homens por trás de tanta maquiagem.


… que os assírios eram tão vaidosos que escureciam as sombrancelhas e os cílios, delineando os olhos com antimônio em pó. O rei Assurbanipal também usava maquiagem diariamente, e isso no século VII a. C.! E mais: o vermelhão para os lábios masculinos já era amplamente utilizado há 4.000 anos.

… que no Egito, a vaidade pessoal era considerada uma ligação entre o divino e o terreno. Que os egípicios raspavam a cabeça para usar perucas. Acreditava-se que os traços usados na maquiagem tinham um significado esotérico, realçando a clarividência das pessoas maquiadas. Loções e tinturas e vários itens de maquiagem foram, inclusive, encontradas nas tumbas dos faraós, cuidadosamente guardadas em caixas de cosméticos com divisórias e gavetas práticas e funcionais.

… que a partir do século VIII redimiu certa vaidade na Itália, onde autores como Dante voltaram a buscar a perfeição estética sem culpa. Foi quando ali surgiram os desenhistas de moda, os populares estilistas de hoje, que naquela é poca se destacaram ao criar modelos e estampas de tecidos com muita imaginação e sofisticação.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens populares

Seguidores

  © Nosso Endereço Rua B, 547 - Cidade Nova - Parauapebas - Pará 1987-2010

Voltar ao Início